sábado, 4 de setembro de 2010

DICAS

MOTORISTAS

Motorista amigo é...

Todo aquele que dirige com cautela, atenção, respeitando os direitos dos pedestres, dos ciclistas e dos moticiclistas. É aquele que obedece as regras de trânsito. Que se preocupa com as outras vidas. Que não dependente das punições previstas pelo Código de Trânsito, para seguir com cuidado. Infelizmente no Brasil ainda é muito grande o índice de acidentes envolvendo automóveis. Isso é explicado pela imperícia, imprudência e negligência de condutores. Temos constantemente notícias de acidentes provocados por motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito, dirigem embriagados, ultrapassam os limites de velocidades. O Novo Código Brasileiro de Trânsito impôs mais rigidez para quem quer ser motorista. Por isso, o motorista deve estar atentos às regras que deve seguir:

  • Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento. Faça revisões e deixe tudo bem regulado.

  • Mantenha a sua documentação e a de seu veículo sempre atualizadas.

  • Nunca dirija quando estiver cansado, com sono ou estressado.

  • Respeite os direitos dos pedestres. Lembre que você quando está fora do carro também é um pedestre. Pare e deixe o pedestre atravessar a faixa com segurança. Respeite, também, os direitos dos ciclistas e dos motociclistas.

  • Só ultrapasse com segurança. As ultrapassagens indevidas são responsáveis por muitos acidentes envolvendo motoristas. Cuidado com as curvas e lombadas. Nunca faça ultrapassagens nesses pontos. A decisão e a manobra de ultrapassagem devem ser precisas e imediatas.

  • Use sempre cinto de segurança e faça com que todos os seus passageiros usem também. Se não houver para todos, isto indica que há passageiros demais no veículo. Não pense nisso apenas como uma ação para evitar multa. Pense em como esse gesto pode salvar vidas.

  • Mantenha distância do carro que vai à sua frente. No caso de uma freada brusca, esta distância será a diferença entre colidir ou não.

  • Em chuva ou neblina, atenção redobrada, faróis baixos e velocidade moderada.

  • Menores de 10 anos devem ir no banco de trás, com cinto de segurança.

  • Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo.

PEDESTRES

Quando se fala em trânsito, a maioria das pessoas lembra de veículos, principalmente ônibus e carro. Mas, trânsito envolve o pedestre, que possivelmente é a peça mais importante do trânsito. Basta o motorista sair do carro e vira um pedestre. Por isso, toda a atenção é necessária por parte do transeunte às regras de trânsito. Motoristas, motociclistas e ciclistas também devem estar atentos aos direitos dos pedestres. O número de mortes envolvendo pedestres ainda é alto no Brasil. Vamos mudar essa realidade! Como? Seguindo as regras estabelecidas pelo novo Código Brasileiro de Trânsito. Uma das grandes novidades trazidas pela legislação foi justamente criar regras para pedestres. Acompanhe algumas dicas:
  • Atravesse sempre na faixa de segurança. Sempre pela direita da faixa.

  • Mesmo na faixa, olhe para os dois lados e mantenha a atenção.

  • Na faixa de pedestre sem semáfaro, a vez é de quem está a pé.

  • Na hora de atravessar a faixa, dê sinal para os motoristas, levantando o braço.

  • Embora você tenha preferência na faixa de segurança, somente inicie a travessia quando os veículos estiverem parados.

  • Crianças e pessoas idosas devem ser ajudadas no momento de atravessar a rua. Segure as crianças pelo punho para não escorregarem.

  • Procure atravessar sempre em locais sinalizados, usando as faixas de pedestres ou passarelas.

  • Nunca atravesse em curvas, túneis, pontes e viadutos.

  • Se estiver em grupo, ande em fila única.

  • Nas rodivas, ande pelo acostamento e em sentido contrário aos veículos.

  • À noite ou em dias de chuva, todo cuidado é pouco. O conselho é que você utilize roupas claras para ser melhor visto e, ao atravessar uma via, guarde mais espaço entre você e o veículo em movimento. 

MOTOCICLISTAS

Dicas para quem quer ser um bom motociclista.

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao invés do veículo motorizado de quatro rodas. Quem as defende diz que são mais práticas, facilitam a circulação, sem contar que são “charmosas” e sempre chamam atenção. As motocicletas ganham também no Brasil, uma outra utilidade: ferramenta de trabalho.

Mas, seja qual for a finalidade do uso das motocicletas, é bom que os condutores tenham em mente as regras que devem ser seguidas por eles. Apesar de ter se tornado em nossa sociedade símbolo de liberdade e aventura, sendo preferida principalmente pelos jovens, os índices de acidentes envolvendo motociclistas é muito alto no Brasil. O bom motociclista, a exemplo do pedestre, ciclista e motoristas, tem regras a cumprir. Confira algumas:
  • Ser habilitado na categoria A.

  • Pilotar sempre com o capacete de segurança a viseira ou óculos protetores.

  • Não deve “costurar” o trânsito entre veículos em movimento.

  • Deve saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da freagem. É bom você lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.

  • Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos.

  • Atenção aos motoristas à sua volta. Lembre-se de que em cruzamentos sem semáfaros, a preferência é sempre do pedestre.

  • Pare antes da faixa.

  • Use roupas claras e protetoras.

  • O passageiro deve manter-se agarrado à sua cintura e usando capacete.

  • Não transporte criança até 7 anos de idade.

  • Não transporte mais de um passageiro.

  • Transitar com farol aceso (mesmo de dia) 
CICLISTAS

O bom ciclista deve andar:
  • Com os equipamentos obrigatórios (campainha, espelho, refletores dianteiros, traseiros e nos pedais).

  • Nas ciclovias e ciclofaixas quando existentes. Onde não existirem, ande próximo ao meio-feio.

  • No acostamento das vias, afastando-se ao máximo do fluxo de veículos.

  • No mesmo sentido dos veículos.

  • Deve prestar atenção, nas vias de fluxo rápido e intenso, às curvas, cruzamentos e pontos de ônibus .

  • Deve ter cuidado ao passar por carros estacionados. De repente, as portas podem se abrir e causar acidentes.

  • Nem pensar em pegar carona na traseira de veículos pesados, como ônibus ou caminhões. Se houver uma freada brusca, é praticamente impossível evitar uma colisão.

  • Você também é condutor e deve parar para o pedestre atravessar na faixa com segurança.

  • Se não estiver montado na bicicleta, você tem os mesmos direitos e deveres dos pedestres. Fique atento!

  • Use roupas claras à noite e fique mais visível para os motoristas.

  • Sinalize suas manobras: virar à direita, à esquerda ou parar.

  • Quando em grupo, siga sempre em fila única.

  • Capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas reduzem o risco de ferimentos graves.

  • Na bicicleta, utilize adesivos reflexivos.
CUIDADOS NA CHUVA

Com a chegada do período chuvoso,voltam a se repetir as velhas cenas: ruas alagadas,buracos submersos nas águas pluviais, pistas escorregadias e o mais comum: motoristas empurrando os seus carros "no prego". As condições climáticas exercem uma forte influência na segurança do trânsito. Elas podem aumentar consideravelmente os riscos de acidentes. Por isso, os condutores devem ter todo o cuidado e dirigir com mais atenção ainda. O veículo, que rotineiramente deve passar pela revisão completa para evitar futuros problemas, não pode ser deixado de lado nessa época. Aqui, damos algumas dicas para você enfrentar o período chuvoso sem problemas.

1. Visibilidade


Externamente estará reduzida assim como internamente, também. Ocorre o fenômeno do embaçamento dos vidros. Esse é um dos motivos que torna o ar-condicionado um item de segurança, e não apenas de conforto. Com o ar-condicionado ligado, sua visibilidade estará menos prejudicada. A recomendação ainda,é que além do ar-condicionado o condutor acione o desembaçador elétrico traseiro. Para quem tem o veículo sem esses itens, a recomendação é que os vidros sejam abertos um pouco para que assim possa circular o ar externo pelo carro. E atenção: para quem não tem o ar-condicionado é muito importante tomar cuidado no momento em que se tenta desembarçar os vidros. Muitas das vezes acontece do motorista tirar o foco momentaneamente do trânsito a sua frente. Essas frações de segundo de desatenção podem ser decisivas para envolvê-lo em acidentes de trânsito. Uma outra sugestão ao condutor que não tem o ar-condicionado dentro do seu veículo, é parar num posto e comprar um líquido desembaçante. É sempre bom ter em mente que assim como você passa a enxergar menos em dias chuvosos, outros condutores também passam por isso. Dirigir por você e pelos outros se faz mais necessário ainda.


2. Distância


Guardando maior distância com o veículo da frente, além de melhorar as condições para uma freagem, você terá garantido melhores condições de agir preventivamente (maior visbilidade e espaço), podendo-se antecipar às ocorrências. Gerencie adequadamente a velocidade de seu veículo.


3. Cuidados com os buracos escondidos pela chuva.
Eles representam verdadeiras armadilhas para motoristas. As maiores vítimas são as rodas e a suspensão do carro. A melhor solução é manter os pneus bem calibrados e evitar frear quando cair nessas crateras. Se o carro cair em um buraco com as rodas travadas, o impacto da batida é bem maior. Seu veículo terá sérios danos. Se você já conhece bem as ruas que apresentam bastante buracos e crateras, procure tomar outro caminho para chegar ao seu destino. Se não houver jeito, procure seguir as orientações.

4. Se o veículo estiver aquaplanando
Sob chuva, use marchas mais reduzidas para que o motor trabalhe com rotações um pouco mais elevadas e o motorista não precise acelerar tanto. O acúmulo de água sobre a pista é muito comum em dias chuvosos. Ao perceber uma área com essa característica, evite freadas ou mudanças bruscas. Se possível, reduza uma marcha, solte a embreagem e deixe o veículo passar já desacelerado. Só a ação do freio motor já é uma medida extremamente eficiente para essas situações, pois há um deslocamento do peso do carro para a frente, dificultando a perda de contato com o pavimento. É importante que o pneu do seu veículo esteja em condições. Pneus lisos ou meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem por causa da quase ausência de sulcos. Para evitar os efeitos da aquaplanagem o recomendável, ainda, é que o condutor evite trafegar nas faixas externas da via, ou seja, próximo às áreas com formação de poças d'água. Se houver faixa central, vá por ela.

5. Em caso de enchente

O recomendável é que o veículo seja abandonado assim que o nível da água atinja o batente inferior da porta. As situações mostram que o carro começa a boiar quando a água fica acima das rodas. O condutor não deve esperar que o nível da água alcance as janelas para abandonar o veículo. Nessas condições, as portas ficariam bloqueadas e o condutor certamente não conseguiria vencer a correnteza.

6. Redobrar a atenção
É fundamental redobrar a atenção em caso de chuva ou neblina. Se estiver na estrada e não se sentir seguro para continuar a viagem, o melhor é parar num posto e esperar o temporal passar para seguir viagem. 

ALCOOL  X   TRÂNSITO


ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO E COM VIDA

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico.

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDA E ÁLCOOL não combinam. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebee acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.


EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO

Digestivos – gastrite, vômitos fáceis, hemorragia gástrica ou intestinal

Hepáticos- hepatite alcóolica, figado gorduroso, pele amarela, cirrose hepática.

Respiratórios- laringe, bronquite, efisema pulmonar, falta de ar ao falar ou subir escadas

Cardíacos- doença do miocárdio com alterações circulatórias sob os efeitos tóxicos do álcool, aumenta o trabalho cardíaco, provoca o aumento dos batimentos cardíacos.

Neurológicos- lesão etílica cerebral, diminuição da coordenação motora, delírios e confusão mental, inflamações dos nervos, doenças dos músculos, demência progressiva, falta de apetite, diminuição da glicose sanguínea, inflamação do pâncreas.
Punições para quem dirige embriagado

MAIS DICAS

Motoristas

Só use o celular com o veículo parado.

Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos.

Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Dê preferência aos pedestres.

Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.

Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.

Obedeça à sinalização. Ela existe para a sua segurança.

Não dirija horas seguidas. Faça paradas periódicas.

Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.

O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir a contagem de vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.

Pedestres/crianças


Não atravesse a rua correndo. Você pode cair e não conseguir se levantar a tempo.

Evite pontos "cegos". Carros estacionados, banca de jornal, etc. Procure locais onde possa ver e ser visto por motoristas.

Nunca atravesse fazendo "zig-zag" entre os carros.

Olhe para os dois lados antes de atravessar.

Suba e desça dos veículos quando estiverem completamente estacionados

Rua não é lugar de diversão. Brincadeiras só em áreas permitidas ao lazer.

Aguarde o ônibus na calçada e afastado do meio-fio.

Atravesse sempre na faixa de segurança e em linha reta.

Conduzir bicicleta em vias proibidas é considerado infração.


Cinto – Por quê usar?


As desculpas de quem não quer usar:

"Posso ficar preso em caso de incêndio"
- Soltar o cinto é tão fácil quanto abrir a porta do veículo. Sem ele você corre um risco muito maior de desmaiar, ficando sem nenhuma condição de se defender.

"Posso sair ileso se for jogado para fora do carro"
- Quem é jogado para fora tem 25 vezes mais possibilidades de morrer do que se estiver seguro pelo cinto.

"Em caso de acidente, o cinto dificulta a retirada do acidentado"
- Neste caso, o que dificulta são as ferragens retorcidas. O fecho do cinto é liberado com a máxima facilidade.

"Minha força física é suficiente para me manter ao volante sem precisar do cinto"
- Numa colisão a 20 km por hora, somos atirados contra o volante e o pára-brisa com uma força que equivale a seis vezes o peso do nosso corpo. Imagine em velocidades maiores.

"O uso do cinto só é importante na estrada"
- Oitenta por cento dos acidentes com danos graves acontecem em áreas urbanas, em velocidades inferiores a 60 km por hora.

"Não uso o cinto porque acho que ele não me protege"
- O cinto tem demonstrado sua eficiência até mesmo em velocidades superiores a 140 km por hora. Além disso, quem lhe garante que ele não salvará sua vida em caso de acidente?

"Nunca me aconteceu nada. Por isso não preciso usar o cinto"
- Quatro entre cinco motoristas brasileiros acidentados nunca tinham passado por este problema. O acidente é sempre um imprevisto.

"O cinto incomoda e limita meus movimentos"
- O cinco corretamente ajustado oferece muito mais conforto e estabilidade nas curvas, buracos e derrapagens. Regule o cinto de modo que você se sinta bem dentro do veículo.

"O cinto suja a minha roupa"
- A falta de uso pode ter facilitado o acúmulo de pó nos cintos do seu veículo. É fácil lavá-los e mantê-los limpos.

"Não quero parecer diferente dos outros usando o cinto"
- É melhor ser diferente protegendo sua vida, do que correr o risco de morte ou lesões. Nos países desenvolvidos, as pessoas estranham é quando vêem alguém transitando sem o cinto.

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